calendar page with female hand holding pen on desk table

Este dilema está sendo vivido diariamente por milhões de pessoas no mundo todo. Por conta da pandemia relacionada ao COVID-19, novo coronavirus, muitas pessoas estão sendo forçadas a cancelarem ou remanejarem suas viagens.

Uma das inúmeras dúvidas existentes, que tem se tornado frequente, é na questão de haver uma viagem marcada para o segundo semestre, se o cliente deve ou não remarcar.

Cada pessoa vive um contexto diferente. Vamos oferecer orientações com base num padrão geral, mas vale destacar que a situação individual de cada um deve ser considerada ok?

As grandes operadoras e cias aéreas estão remanejando e alocando as pessoas em voos que sairiam até abril, em sua grande maioria sem cobrança de taxas e quaisquer ônus.

Por conta do grande volume de solicitações, focaram em viagens que sairiam até abril. Viagens a partir de maio, até o presente momento, serão efetuadas normalmente até segunda ordem.

O entanto, um grande problema é que as férias de muitas pessoas foram antecipadas por conta da pandemia, comprometendo assim, as datas e planejamento dos turistas. Neste caso, a maioria das operadoras estão avaliando situação por situação, deixando vouchers de crédito para uma futura viagem ou buscando soluções junto a cada cliente. Se você está nesta situação, confira as importantes dicas abaixo:

  1. Solicite formalmente o cancelamento e/ou remanejamento da viagem junto a sua agência/cia aérea;
  2. Leia atentamente o contrato e veja se o pacote aéreo conta com opção de cancelamento sem quaisquer cobranças (aéreo e hotel);
  3. Busque um diálogo saudável em prol de um objetivo em comum (razoável para ambas as partes);
  4. Registre números de protocolos, datas e horários das solicitações, sempre utilize e-mails, SAC e outra forma que proporcione rastreabilidade;
  5. Em último caso, acesse o site https://www.consumidor.gov.br e faça uma reclamação formal juntando toda a documentação e registros coletados.

É isso aí pessoal, se ficar alguma dúvida, pode fazer nos comentários que nossa equipe vai fazer todo o possível para auxiliá-los.

Eu fico por aqui. Mas volto na semana que vem com mais um post em nosso blog. Grande abraço a todos.

Por: Abner Santos Macedo
Diretor Estratégico – Wonder Trip Viagem & Turismo
Técnico em Guia de Turismo – Centro Paula Souza
Graduado em Gestão Empresarial (Fatec São Carlos)
Mestrando em Engenharia de Produção (UFSCar)
Pós graduando em Administração Pública (Unicesumar)